PWN Lisbon - Monthly Breakfast March 2018

06 March 2018 08:30 CET - 10:00 CET Breakfast

 A PWN Lisbon convida para um pequeno-almoço com Vítor Bento, um dos mais conceituados economistas portugueses, atualmente Presidente do Conselho de Administração da SIBS e, entre outras funções, membro do Board da PWN Lisbon.  

Neste pequeno-almoço, Vítor Bento dará o seu testemunho de carreira, numa abordagem de role model centrada nos fatores de sucesso e mais diferenciadores que constituem o seu percurso tão rico e no qual se incluem, para além da formação em economia, um mestrado em filosofia; a gestão de topo em organizações de relevo no público e no privado; estadas em Moçambique e Macau; consultoria económica em alguns dos órgãos de maior influência no país, como o Conselho de Estado; uma regular e prestigiada presença na imprensa; e a criação de livros de renome na área da economia.   

Perfil de Vítor Bento 

Nascido em Estremoz, Vítor Bento, 63 anos, é gestor de profissão, com o certificado em Corporate Governance pelo INSEAD. Atualmente, é o Chairman da SIBS e também da European Card Payments Association, membro do Board da PWN Lisbon, do Conselho Superior da Universidade Católica e do Conselho Geral do Instituto Português de Corporate Governance, consultor económico da Semapa e da Fundação Gulbenkian.

Depois de ter terminado o curso de Economia, foi em 1980 selecionado para integrar o Gabinete de Estudos do Banco de Portugal, onde permaneceu 5 anos e fez uma formação prolongada no FMI, em Washington. Nesse período, integrou a equipa que aplicou o programa de ajustamento da economia portuguesa negociado com o FMI (1983-84). Em 1985, integrou em Macau os quadros do então Instituto Emissor de Macau (hoje Autoridade Monetária de Macau), onde foi diretor e administrador com responsabilidades na política monetária, gestão da reserva cambial e supervisão bancária. Regressa ao Banco de Portugal em 1989, como diretor-adjunto do Departamento de Estrangeiro e posteriormente seu diretor. 

Em 1994, aceita o desafio de se tornar Diretor-Geral do Tesouro e Presidente da Junta de Crédito Público, no Ministério das Finanças, vindo, dois anos mais tarde, a tornar-se o fundador e primeiro presidente do Instituto de Gestão do Crédito Público. Foi, entre 1994 e 1996, membro do Comité Monetário da União Europeia, função em que liderou a negociação da última desvalorização do escudo no Sistema Monetário Europeu.

Em 2000, aceita o convite de passar para o setor privado e tornar-se Presidente dos Conselhos de Administração, e das respetivas Comissões Executivas, da SIBS e da Unicre. Deixou esta última empresa em 2005 e permaneceu na SIBS até 2014, tendo nesse mesmo período exercido ainda funções de Administrador não Executivo da Visa-Europa, da PT Prime e da Galpenergia. Em julho de 2014, respondeu ao desafio de substituir Ricardo Salgado à frente do BES. Regressou à SIBS, em abril de 2015, como Presidente não executivo do Conselho de Administração. 

Foi membro do Conselho de Estado, nomeado pelo Presidente da República, entre 2009 e 2016. Foi Presidente da SEDES e Vice-Presidente do Fórum para a Competitividade. Lecionou economia, na Universidade Nova, e diversas cadeiras de economia e finanças, no ISEG e na Universidade Católica. É economista de formação, tendo concluído, em 1978, a licenciatura no Instituto Superior de Economia. Colunista regular na comunicação social e autor de vários dos livros mais conceituados entre os títulos de economia publicados em Portugal. Vítor Bento viveu parte da adolescência em Moçambique, país que nele deixou uma marca indelével. Tem uma filha e dois netos. 

 

 As inscrições são limitadas e obrigatórias! assegure a sua em contact@pwnlisbon.com  

Event details

Venue
Breakfast
Lisbon
Ordem dos Engenheiros
Av. António Augusto de Aguiar, 3D
Portugal
Member price
€9 per attendee
Non-member price
€9 per attendee
Contact
[javascript protected email address]

We use cookies to ensure you get the best experience on our website. Learn more.

I accept cookies from this site